Gerência de Controle Orçamentário e de Custos tem por atribuição:
- Acompanhar a execução orçamentária do Município;
- Analisar o orçamento mensal dos departamentos e relatórios contábeis a fim de definir as ações necessárias à manutenção e controles de despesas;
- Orientar e gerenciar a elaboração de relatórios orçamentários periódicos;
- Consultar gestores e diretores para garantir que ajustes orçamentários sejam feitos de acordo com as mudanças do planejamento estratégico;
- Definir no âmbito de sua competência medidas que assegurem a qualidade do gasto público, mediante exame de processos administrativos requerimentos, representações, propostas, projetos e demais atos;
- Consolidar informações nas áreas de planejamento e monitoramento das peças orçamentárias, acompanhamento do gasto e dos aspectos fiscais do Município;
- Assistir o acompanhamento de projetos e ações estratégicas do governo;
- Assessorar a ação da equipe interna na avaliação periódica das políticas públicas de governo implementadas;
- Organizar treinamentos para os diretores municipais, apresentando subsídios sobre como realizar o acompanhamento e avaliação de seus projetos em implementação;
- Organizar o controle diuturno do impacto orçamentário e financeiro a luz da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF;
- Orientar a vinculação de recursos oriundos de transferências federais, estaduais, convênios, contratos e outros ajustes e aqueles provenientes de fontes municipais destinados à despesa;
- Analisar o comportamento orçamentário e financeiro do governo, a fim de ver o que afeta os custos do governo e recomendar cortes;
- Prestar assessoria e assistência técnica com análise de gastos, alocação fiscal e preparação de orçamento;
- Resumir orçamentos e apresentar recomendações para a aprovação ou rejeição dos pedidos de indicação de dotação disponível;
- Coordenar e supervisionar as atividades dos servidores subordinados à respectiva gerência.