A Ouvidoria Municipal de Diamantina é o órgão responsável por acolher e tratar as manifestações do público, oferecendo atendimento, acompanhamento e resposta tanto aos usuários internos (servidores) quanto externos (cidadãos) em relação aos serviços públicos prestados. É um espaço estratégico e democrático de comunicação que visa fortalecer a cidadania e qualificar a gestão pública, baseando-se nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e razoabilidade.
A Ouvidoria Municipal recebe diversas formas de manifestações, que incluem:
Reclamações: Relatos de insatisfação sobre os serviços prestados.
Denúncias: Informações sobre irregularidades ou práticas inadequadas, que podem ser feitas de forma anônima.
Sugestões: Ideias e propostas para melhoria dos serviços e processos.
Elogios: Reconhecimento por bons serviços ou atendimentos.
A Ouvidoria Municipal de Diamantina está de portas abertas para ouvir o cidadão. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua Coronel Caetano Mascarenhas, nº 16, Bairro Rio Grande.
Horário de Atendimento: 8h às 12h e 14h às 18h.
Telefone: (38) 2160-0250
E-mail: ouvidoria@diamantina.mg.gov.br
O prazo padrão para resposta da Ouvidoria é de 30 dias, podendo ser prorrogado conforme a complexidade do caso.
Sim. Além do canal geral, existem ouvidorias específicas para agilizar o atendimento de certas áreas:
Ouvidoria do SUS: Para manifestações sobre serviços da saúde.
E-mail: ouvidoriadosus@diamantina.mg.gov.br
Telefone: (38) 3531-2718
Ouvidoria da Guarda Municipal: Para manifestações sobre a Guarda Municipal.
E-mail: ouvidoriaguarda@diamantina.mg.gov.br
Ouvidoria Interna (para servidores): Para manifestações dos servidores municipais.
E-mail: ouvidoriainterna@diamantina.mg.gov.br