DIAMANTINA É A “CAPITAL DO ESTADO”
(DECRETO Nº 384, DE 10 DE ABRIL DE 2026 Art. 1º - A Capital do Estado fica, de 13 a 17 de abril de 2026, transferida, simbolicamente, para o Município de Diamantina).
O Governador do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões, presidiu na manhã desta segunda-feira, 13, a Cerimônia de Transferência da Capital do Estado para o Município de Diamantina. Foi um momento de grande relevância para o Município e para todo o Vale do Jequitinhonha que, além de vivenciarem e participarem do fortalecimento das relações institucionais, apresentaram suas respectivas demandas prioritárias.
Durante a cerimônia que contou com a participação da população e de representantes de diversos segmentos e instituições da sociedade , o Governador procedeu, dentre outros, o despacho governamental de climatização das salas de aula das escolas pertencentes à jurisdição da 11ª Superintendência Regional de Ensino, sediada em Diamantina. O Governador enfatizou a constante cobrança e total empenho e esforço do Prefeito Geferson Burgarelli - Paquito para que a Unidade de Pronto Atendimento - UPA seja aberta e posta em funcionamento o mais breve possível.
O Prefeito da “capital mineira” Diamantina, Geferson Burgarelli - Paquito ressaltou que o município e o Vale do Jequitinhonha vivem um momento histórico e que a Administração Municipal continuará trabalhando incessantemente para oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos.
Como parte das ações do Governo Presente, será instalada no Largo Dom João uma “Praça de Serviços” para atender gratuitamente a população. Os atendimentos acontecerão na quinta e sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, ofertando: serviços de saúde; vacinação; atendimento oftalmológico; castração animal; emissão de carteiras de identidade; carreta da UFVJM; estandes da EMATER e de várias instituições. Participe!
PREFEITURA DE DIAMANTINA, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE!