Igreja Nossa Senhora do Amparo
Terça a Sábado: 08h às 11h Domingo: 09h às 13h (obs: abre em domingos alternados com a Igreja Nosso Senhor do Bonfim) Para mais informações sobre Turismo em Diamantina, ligue: 3531-9532
Sobre o local
A conclusão da construção da capela  data de 1776. Foi construída pela Irmandade dos Pardos do Arraial do Tijuco, possui altares trabalhados em estilo barroco-rococó, destacando-se o púlpito em forma de cálice e as imagens do século XVIII. Os trabalhos de acabamento e ornamentação são atribuídos ao pintor e irmão da ordem Silvestre de Almeida Lopes, tais como: a pintura, douramento da Capela e pintura dos dois altares do arco do cruzeiro (1796). Ao longo do século XIX passou por várias reformas, como a demolição da primitiva torre em 1813 que, por ser de pedra, causou danos à estrutura do edifício, sendo reedificada cinco anos depois.
Local: Rua do Amparo