Guardas romanos, motetos, tapetes devocionais, toques de matracas e trocas de moedas são registros das tradições na cidade que completa 20 anos do Título de Patrimônio Cultural da Humanidade. No ano em que comemora 20 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO (1999-2019) a cidade de Diamantina, em Minas Gerais, faz um convite especial […]
Guardas romanos, motetos, tapetes devocionais, toques de matracas e trocas de moedas são registros das tradições na cidade que completa 20 anos do Título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
No ano em que comemora 20 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO (1999-2019) a cidade de Diamantina, em Minas Gerais, faz um convite especial aos visitantes para conhecerem os elementos de cultura e religiosidade, que preservados por mais de três séculos, são recriados durante a Semana Santa.
Guardas romanos, motetos, tapetes devocionais, toques de matracas e trocas de moedas são registros das tradições de origens colonial e popular preservadas até hoje em Diamantina, as quais foram sendo incorporadas na Semana Santa ao lado dos cantos em latim, celebrações e procissões carregadas de beleza e emoção.
Calvário e Crucificação
A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos e conta com momentos marcantes como a Bênção dos Ramos; o Ofício de Trevas; a Procissão do Encontro com a execução dos Motetos dos Passos; a encenação da Via Sacra pelas ruas do Centro Histórico; o Sermão do Descendimento de Jesus da Cruz e a Procissão do Enterro; encerrando-se no Domingo de Páscoa com a procissão do Santíssimo Sacramento que percorre os Tapetes Devocionais confeccionados com serragem pela comunidade e visitantes.
Sermão do Descendimento da Cruz
Uma das tradições mais antigas preservada em Diamantina é a Guarda Romana, que possui uma composição musical própria que marca a marcha e a evolução dos mais de 150 homens caracterizados como os antigos Romanos, que participam com destaque em vários momentos da Semana Santa.
Guarda Romana
Outra tradição é a confecção do Tapete Devocional com serragem colorida para a passagem da Procissão do Santíssimo Sacramento. Com certeza esse é o momento de maior participação e interação entre a comunidade e os visitantes que se dispõe de forma voluntária a recriar a tradição de origem portuguesa que saúda o Jesus Vivo. Na Semana Santa de 2019 a confecção dos tapetes terá início no dia 20/04 (sábado de Aleluia), às 20 horas, em frente à Catedral Metropolitana de Diamantina.
Tapete Devocional no Domingo de Páscoa
Diamantina também faz o convite para que os turistas conheçam as áreas naturais como o parque Estadual do Biribiri, as cachoeiras dos Cristais e da Sentinela, a Vila do Biribiri, a Gruta do Salitre; para que visitem os espaços culturais como a Casa da Glória, o Museu dos Diamantes e o Mercado Velho; e para que desfrutem da boêmia oferecida nos bares e restaurantes com excelentes serviços e gastronomia.
Diamantina convida você para vivenciar a Semana Santa!
Serviço
Semana Santa em Diamantina e 20 Anos de Patrimônio Mundial
Data: 14 a 21 de abril de 2019
Créditos das Imagens: Zeleo Silva
Informações: Diretoria de Cultura e Ação Cultural | SECTUR
Endereço: Praça Antônio Eulálio, 53, Centro
Contatos: (38) 3531-9537 | acaoultural@diamantina.mg.gov.br
Autor: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio