SABERES DO ROSÁRIO: REINADOS, RINADOS E CONGADAS. (PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL)
MAIS UMA BOA NOTÍCIA PARA DIAMANTINA.
Incrustada na Serra dos Cristais, Diamantina é detentora de vários legados africanos, dentre eles, os Saberes do Rosário, reinados, congados e congadas, dos quais podemos destacar os grupos de marujada e caboclinhos. Esses saberes são inerentes à história do Brasil, são tradições que atravessaram mais de 300 anos de história, chegando ao século XXI com transformações e ressignificações, mas sempre mantendo uma identidade fundamental: a ancestralidade de matriz africana com canto, ritmo e dança.
Nesta terça-feira (17), foi aprovado o registro do bem Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas como Patrimônio Cultural do Brasil. A aprovação aconteceu durante o primeiro dia da 109ª reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. “Depois de 17 anos de espera teremos o registro desse bem, representado por diversos grupos, mestres e mestras, lideranças e comunidades, nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, e que representa nossa ancestralidade africana, mantendo vivas as tradições, nos conectando com nossas origens” celebrou o presidente do Iphan, Leandro Grass.
O processo de registro contou com a relatoria da conselheira, historiadora, mestra e líder na Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas (SP), Alessandra Ribeiro Martins.
Ao fim da votação, o presidente do IPHAN destacou o compromisso do Instituto em avançar no plano de salvaguardas e na construção de estratégias para a preservação e promoção do bem Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas “para que a gente consiga mostrar o Brasil e revelar essa nossa ancestralidade”
PREFEITURA DE DIAMANTINA, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE!