Tradição secular em Diamantina, o bolo de arroz, sempre presente no primeiro dia da Festa de Nossa Senhora do Rosário, tem seu modo de fazer reconhecido como patrimônio cultural imaterial do município. Por isso há a preocupação em repassar a receita para as futuras gerações. Na manhã de quinta (05/10), alunas da Vila Educacional das […]
Tradição secular em Diamantina, o bolo de arroz, sempre presente no primeiro dia da Festa de Nossa Senhora do Rosário, tem seu modo de fazer reconhecido como patrimônio cultural imaterial do município. Por isso há a preocupação em repassar a receita para as futuras gerações. Na manhã de quinta (05/10), alunas da Vila Educacional das Meninas (VEM) tiveram a oportunidade de acompanhar o passo-a-passo da receita, em oficina ministrada pela detentora do saber, Ordália da Assunção Santos, com apoio da funcionária da instituição, Marta Lourival.
A oficina contou também com as presenças de D. Dalva Botelho, viúva do ex-prefeito Gustavo Botelho Júnior, e duas participantes do projeto Trajeto Moda. O evento faz parte do programa “De Olho no Patrimônio”, realizado pelas secretarias de Cultura e Patrimônio e de Educação, e contou com recursos municipais do fundo de preservação do patrimônio.
Dalva, inclusive, já havia degustado da iguaria por diversas vezes mas, agora, foi a oportunidade de aprender a fazê-la. As alunas colocaram literalmente a mão na massa, realizando todas as etapas da elaborada receita. Elas ajudaram na confecção dos 300 pedaços que serão distribuídos no inicio da manhã de sexta (06/10) , após mais uma missa que inicia as festividades de Nossa Senhora do Rosário em Diamantina.
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!
Autor: Assessoria de Comunicação