COMUNICADO
A Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde / Vigilância Epidemiológica, informa que foi concluída a investigação do caso de óbito ocorrido em 22/08/2025, inicialmente notificado como suspeito de febre hemorrágica.
Após análise epidemiológica e laboratorial, foram descartadas as hipóteses de infecções por meningite viral e bacteriana, arboviroses (como dengue, febre amarela, zika, chikungunya, oropouche e febre mayaro), bem como outras doenças hemorrágicas de notificação compulsória, como febre maculosa, e leptospirose.
Os exames laboratoriais realizados em parceria com a FUNED (Fundação Ezequiel Dias) apresentaram resultados negativos para os principais agentes etiológicos suspeitos. Dessa forma, o caso foi oficialmente descartado como óbito por febre hemorrágica de origem viral e doença meningocóccica.
A Secretaria de Saúde reforça seu compromisso com a transparência, vigilância constante e com a pronta resposta frente a eventos de saúde pública, assegurando à população que todas as medidas foram adotadas conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Reiteramos ainda a importância da notificação imediata de casos suspeitos por parte dos serviços de saúde, o que permite o monitoramento adequado e ações preventivas eficazes.
Diamantina, 15 de setembro de 2025
Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina
PREFEITURA DE DIAMANTINA, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE!
#diamantina #diamantinamg #prefeituradediamantina #minasgerais #mg