O relevo rochoso em forma de ruínas, cânion, fendas e paredões de até 80m de altura tornam a Gruta do Salitre um imponente atrativo. O local guarda um sítio arqueológico e sua beleza já foi cenário para gravação de documentários, filmes e minisséries de televisão.
Localizada a 9 km de diamantina e a 1 km do distrito de Curralinho. O conjunto monumental da gruta esculpida em rochas quartzíticas revela uma bela paisagem. A Gruta do Salitre foi região do intenso extrativismo mineral do salitre para produção de pólvora, a ser usada na quebra de rochas para desvio dos cursos dos rios.
O local é muito visitado atualmente, além de ser usado para realização de eventos, principalmente musicais, pela acústica proporcionada pelo local, bem como filmagens e também para prática de atividades ecoturística.
Visita especial: destaca a singularidade do local, aspectos geológicos e histórico-culturais, além da fauna e flora no contexto da Reserva da Biosfere da Serra do Espinhaço.
Visita técnica: Atividade prática de formação complementar destinada aos alunos de ensino técnico e superior dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Geologia, Gestão Ambiental, Turismo e áreas afins.
Visita lúdico pedagógica: Atividade de interação com a natureza voltada para o público infanto-juvenil e turmas de alunos do ensino básico, fundamental e medio, com objetivo de estimular a percepção e a sensibilidade ambiental.
Práticas esportivas: Caminhadas, boulder, escalada e rapel,
Concertos musicais: Eventos divulgados oportunamente.
As visitas na gruta precisam ser agendadas com o Instituto Biotrópicos:
Praça Jk, 25 – Centro – Diamantina
Telefones (38)35312197 / (38)99867140 / (38)88152418
grutadosalitre@biotropicos.org.br
(o agendamento das visitas é obrigatório)
Pra mais informações sobre Turismo em Diamantina acesse: http://vivadiamantina.com.br/