Desenvolvimento econômico das comunidades à partir dos potenciais gastronômicos A Prefeitura Municipal de Diamantina e a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio firmaram parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC para integrar a iniciativa municipal do Festival de Gastronomia de Diamantina e Distritos: Garimpando Sabores ao Programa Primórdios da Cozinha Mineira. Com […]
Desenvolvimento econômico das comunidades à partir dos potenciais gastronômicos
A Prefeitura Municipal de Diamantina e a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio firmaram parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC para integrar a iniciativa municipal do Festival de Gastronomia de Diamantina e Distritos: Garimpando Sabores ao Programa Primórdios da Cozinha Mineira.
Com essa ação, a Administração Municipal objetiva que o Garimpando Sabores, já consolidado no calendário de eventos do município, se consolide também como vetor de desenvolvimento econômico das comunidades à partir dos potenciais gastronômicos.
Na última semana, os distritos participantes da próxima edição do Garimpando Sabores receberam os consultores do SENAC responsáveis pelo Programa Primórdios da Cozinha Mineira, Samir Haddad e Vani Pedrosa.
Para a consultora Vani Pedrosa, Diamantina, com sua história riquíssima, representa hoje um território de suma importância na formação alimentar de Minas Gerais. Seja por guardar a memória estrutural da importância da pecuária bovina na formação da cozinha mineira ou por ter sido palco de uma grande integração alimentar, entre os indígenas e os negros, preservando até hoje uma cozinha de fusão de aspectos culturais destas origens, fato que só foi possível pela estrutura única do garimpo no território.
Ainda segundo a consultora Vani Pedrosa, este território de múltiplos biomas e influências culturais diversas será representado neste trabalho inicial, por seus distritos de: Curralinho, Inhaí, Mendanha, São João da Chapada e Senador Mourão. O resultados desta etapa do Programa serão inseridos no consolidado Festival Garimpando Sabores, como uma proposta que buscará valorizar e difundir ainda mais a biodiversidade alimentar, a gastronomia histórica e os modos de fazer da cultura alimentar de Diamantina.
O consultor Samir Haddad explica que o trabalho de investigação pretende regressar a uma origem alimentar do território, tentando compreender o significado dos atos, dos feitos, dos sonhos e das palavras que se atribuem a gastronomia local. Isso só está sendo possível pelo contato direto com as comunidades utilizando a técnica do grupo focal.
Por meio de ações do Programa Primórdios da Cozinha Mineira, os participantes têm a oportunidade de conhecer a história gastronômica local, ressignificar e aprimorar produtos de origem, lidar com profissionais da cadeia produtiva, desenvolver gestão para os produtos gastronômicos, além de produzir conhecimento científico sobre a gastronomia mineira.
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA
Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio
Autor: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio