O Município de Diamantina vem a público prestar os necessários esclarecimentos quanto à manifestação de “repúdio à atitude da gestão municipal de Diamantina para com a Professora Ana Paula Nunes” publicada pela Diretoria da Associação dos Docentes da UFVJM em 19 de dezembro de 2020. . Inicialmente temos a afirmar que não só a Prfª. […]
O Município de Diamantina vem a público prestar os necessários esclarecimentos quanto à manifestação de “repúdio à atitude da gestão municipal de Diamantina para com a Professora Ana Paula Nunes” publicada pela Diretoria da Associação dos Docentes da UFVJM em 19 de dezembro de 2020.
.
Inicialmente temos a afirmar que não só a Prfª. Ana Paula, mas todos as instituições e seguimentos componentes do Gabinete de Crise, por meio de seus representantes, sempre tiveram franqueada e garantida a livre manifestação. A oitiva de opiniões e olhares diversos e a construção democrática de ações constituem justamente a razão do Executivo Municipal ter escolhido criar e manter o Gabinete de Crise para enfrentamento da Pandemia da COVID-19.
.
Dito isso, afirmamos, com a tranquilidade de quem caminha com a verdade, que as declarações contidas na manifestação não correspondem à realidade dos fatos. Conforme testemunhado por todos os presentes no local e registrado em ata, a Profª Ana Paula não teve “sua fala interrompida de forma autoritária e machista”, mas tão somente foi interrompida uma discussão técnica ENTRE a referida professora Ana e o médico infectologista do Município, Dr. Frederico, que se estabeleceu de maneira inoportuna obstando o ideal transcurso da reunião, eis que estavam ambos, naquele momento, discordando em pontos de vista teóricos sobre critérios científicos/epidemiológicos de análise, ou seja, desviando a pauta da reunião – que era objetiva, tal qual para deliberar sobre a proibição de realização de eventos na cidade, dentre outras – para discutir teorias científicas.
.
Em que pese reconhecermos a incontestável importância do debate teórico e científico, ali não era o momento propício para a discussão entre os profissionais (o que poderia e deveria acontecer de maneira saudável em reserva, para o que o médico infectologista do Município inclusive se colocou à inteira disposição, podendo o resultado ser posteriormente incluído em pauta para apresentação ao Gabinete de Crise) enquanto todos os outros participantes aguardavam a finalização da discussão para cumprirem seu papel de deliberar, motivo pela qual se teve que chamar a reunião à ordem.
.
Diferente do que se quis fazer entender, o pedido para que a pauta da reunião fosse observada de modo a se primar pela objetividade e produtividade, definitivamente em nada se ligou à questão de gênero, inclusive tendo sido, ambos, Ana Paula e Frederico, simultaneamente interrompidos.
.
Deixamos claro que a todo momento o Gabinete de Crise está pautando suas decisões em pareceres técnicos e que o espaço de diálogo e debate está sempre aberto à todos, como sempre esteve, inclusive à Profª Ana Paula e à Instituição que ela representa, bem como ratificamos que a ela e a todos os demais membros sempre foi dedicado tratamento respeitoso.
.
O espaço democrático continua sendo por nós defendido de modo inegociável, como sempre esteve, contudo, entendemos que a democracia consiste também em se respeitar o direito não só de manifestação, mas de resposta, assim como a imagem dos envolvidos, a ordem e a verdade.
.
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA
NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!
Autor: Assessoria de Comunicação