Diamantina é uma cidade cheia de encantos! . Ícone da arquitetura colonial de Diamantina, o Passadiço Instituto Casa da Glória está entre as principais atrações turísticas diamantinense. No local estão em exposição objetos de época: mobiliários e obras de arte sacra, além de peças ligadas ao estudo da geociência. . Sob o olhar da igreja […]
Diamantina é uma cidade cheia de encantos!
.
Ícone da arquitetura colonial de Diamantina, o Passadiço Instituto Casa da Glória está entre as principais atrações turísticas diamantinense. No local estão em exposição objetos de época: mobiliários e obras de arte sacra, além de peças ligadas ao estudo da geociência.
.
Sob o olhar da igreja católica, existiam dois mundos na Diamantina o século XlX: um caracterizado com uma verdadeira desordem moral, e outro como um ambiente de formação de moças puras e valorosas. Apesar de, originalmente, as Vicentinas serem mulheres ativas, avessas à clausura, a educação deveria ser pautada no isolamento do mundo profano e o contato das alunas com a rua deveria ser reduzido ao máximo.
.
O passadiço é um símbolo desse isolamento, pois ao ligar os dois prédios, evitava que as meninas fossem vistas, dos prédios que sustentam o passadiço, um foi construído no final do ano 1700 e o outro quase 70 anos depois.
.
O passadiço está suspenso sobre a Rua da Glória ligando duas construções históricas da cidade. Você pode apreciar o passadiço por fora e também atravessá-lo por dentro. Aproveite para circular entre os cômodos e, claro, atravessar o histórico passadiço de madeira.
.
Deseja conhecer outro ponto turístico? Deixe o seu comentário e marque um amigo para vivenciar esta aventura.
.
PREFEITURA DE DIAMANTINA, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!
Autor: Assessoria de Comunicação