A Praça de Esportes faz parte da história de muitas gerações de diamantinenses. Foi lugar de encontros, de convivência, de aprendizado, de práticas esportivas, de festas e de tantas lembranças construídas ao longo dos anos. O antigo Diamantina Tênis Clube, cuja sede social foi projetada por Oscar Niemeyer, também integra essa memória afetiva da cidade. O próprio Iphan já destacou a importância do conjunto como espaço de memória coletiva e de convivência da comunidade.
Agora, Diamantina dá mais um importante passo para recuperar esse patrimônio e devolvê-lo à população. A Prefeitura publicou uma nova licitação para a continuidade das obras de restauração e requalificação do antigo Diamantina Tênis Clube/Praça de Esportes. O novo certame está marcado para o dia 5 de novembro de 2026.
As obras haviam sido iniciadas em janeiro de 2024, mas foram abandonadas pela empresa responsável no final daquele ano, deixando para a cidade o desafio de encontrar os caminhos administrativos, técnicos e financeiros necessários para sua retomada.
Desde o início da atual Administração Municipal, em 2025, foram meses de trabalho para que esse projeto não fosse perdido. Técnicos da Prefeitura atuaram na revisão dos procedimentos, na atualização dos projetos e orçamentos e nas tratativas permanentes junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e ao Governo Federal.
Esse esforço também exigiu a busca por recursos adicionais para tornar possível a conclusão da obra. O trabalho conjunto da equipe técnica municipal, das secretarias envolvidas e do prefeito Geferson Giordani Burgarelli, em diálogo com o Iphan e o Governo Federal, permitiu avançar na reorganização do projeto e na construção das condições necessárias para uma nova contratação. Em janeiro de 2026, o prazo do Termo de Compromisso firmado entre o Município e o Iphan para a restauração do antigo Diamantina Tênis Clube foi prorrogado até fevereiro de 2028.
A nova licitação prevê investimento estimado em aproximadamente R$ 10,1 milhões para a execução dos serviços restantes.
Mais do que concluir uma obra, a expectativa é devolver aos diamantinenses um espaço que pertence à memória da cidade.
A restauração prevê a recuperação do conjunto do antigo Diamantina Tênis Clube e sua reintegração à Praça de Esportes, retomando a vocação daquele lugar como espaço de esporte, lazer, cultura e convivência. Desde o projeto original, estão previstas melhorias em áreas como vestiários, banheiros, alojamentos, piscinas, espaços de caminhada e demais estruturas do complexo.
Para a Administração Municipal, cada etapa vencida representa a renovação de um compromisso assumido com a população: não deixar que a Praça de Esportes permaneça fechada, abandonada ou distante da vida da cidade.
O caminho até aqui exigiu persistência, diálogo e muito trabalho. A nova licitação representa a possibilidade concreta de retomar uma obra esperada há anos e, principalmente, de fazer com que crianças, jovens, famílias, atletas e toda a comunidade possam novamente ocupar esse espaço.
A Praça de Esportes guarda lembranças do passado. A retomada de suas obras é também um investimento no futuro de Diamantina.









